quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CAPA DE HOJE DA GAZETA DO POVO

Já fazia tempo que eu não fazia a foto da capa.
http://www.gazetadopovo.com.br/midia/capamedia_20121122.jpg

Cartão-postal de Foz está abandonado

Sem manutenção ou vigilância, anfiteatro construído no encontro dos rios Paraná e Iguaçu sofre os efeitos da ação do tempo.
Marcos Labanca/ Gazeta do Povo
 Um dos cartões-postais de Foz do Iguaçu, o Espaço das Américas está completamente abandonado.
 O anfiteatro, situado no encontro dos rios Iguaçu e Paraná, foi construído na primeira gestão do ex-governador Jaime Lerner (1994-1998). A obra surgiu com o propósito de ser um ambiente político-cultural para o fortalecimento do Mercosul, mas, com o passar dos anos, caiu no esquecimento.


Marcos Labanca/ Gazeta do Povo
Construção
Com a obra pronta, Centro da Juventude está sem uso
Outra obra praticamente pronta em Foz do Iguaçu, mas sem uso, é o Centro da Juventude. A estrutura foi finalizada em fevereiro deste ano, mas ainda não foi inaugurada. Ao custo de R$ 2,6 milhões, o centro é um espaço destinado a jovens e adolescentes, faixa etária bastante carente de atividades na cidade. No local, serão oferecidas atividades culturais e esportivas para os jovens.
A Secretária da Juventude de Foz, Vilma Marafigo, informou que o município aguarda o habite-se para poder inaugurar a obra, o que deve ocorrer até 10 de dezembro. Outras demandas, incluindo a vistoria da Vigilância Sanitária e a instalação de telefone e internet, já foram resolvidas. Segundo Vilma, alguns problemas atrasaram a inauguração, um deles a falta de tubulação para o ar-condicionado.
O centro é resultado de uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura. O governo bancou a obra, feita em um terreno repassado pelo município.

Marcos Labanca/ Gazeta do Povo
O abandono é visível. A entrada do anfiteatro está bloqueada com correntes e pedaços de madeira. Em plena tarde, luzes estavam acesas, mas não havia sequer um vigia para tomar conta do local. No interior do imóvel, ainda há salas cheias de papéis e pastas. Parte da construção foi deteriorada por vendavais. Há janelas quebradas e colunas de madeira deterioradas. Alguns aparelhos de ar-condicionado teriam sido roubados.
O único movimento no entorno da construção, que chama atenção pelo estilo arquitetônico circular, é de pescadores e esportistas. Pelo menos uma vez por semana, eles aproveitam os paredões de pedra do anfiteatro, de quase 15 metros de altura, para a prática da escalada.


Marcos Labanca/ Gazeta do Povo

Passado glorioso
Com 2.240 metros quadrados de área construída, o Espaço das Américas foi inaugurado no dia 17 de janeiro de 1997 no bairro Porto Meira, no Marco das Três Fronteiras. O local, considerado de difícil acesso, chegou a ser palco de importantes reuniões, incluindo encontros de chefes de estado. Mas, nos últimos anos, deixou de despertar interesse enquanto palco de eventos, apesar de proporcionar uma vista singular da Tríplice Fronteira. Desde 2011, o local está praticamente ocioso e, para voltar a funcionar, precisa ser revitalizado.
Até esse ano, uma equipe de vigilância contrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) zelava pelo local, mas o contrato venceu e o serviço deixou de ser prestado. A Sesp informou que o espaço está agora sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Turismo (Setu). Por meio da assessoria de imprensa, a Setu informou, sem maiores detalhes, que estão sendo feitos estudos “a respeito da secretaria assumir o controle do espaço”. O secretário de Turismo de Foz, Felipe Gonzalez, disse que o município não tem nenhuma interferência no Espaço das Américas, cuja responsabilidade é do governo estadual.

  Denise Paro, da sucursal/Fotos Marcos Labanca/Gazeta do Povo.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A verdade sobre os refrigerantes


Na verdade, a fórmula 'secreta' da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando.

A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Entre outras coisas, fui eu quem teve que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui (nos EUA), que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e voc ê verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser 'very low sodium') que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de 'açúcar' (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA!...

- Fórmula da Coca-Cola?...

Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico 'chupa' todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibid o usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e arom atizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificaç ão em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

- Refrigerante DIET

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc... Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar 'edge' no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo... Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.

Prof. Dr. Carlos Alexandre FettFaculdade de Educação Física da UFMT Mestrado da Nutrição da UFMT Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836 Consultoria em Performance Humana e Estética

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**
Primeiros 10 minutos:10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos:O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).
40 mpurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.
60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação.a tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

*Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Recriado em “holograma”, Cazuza fará turnê pelo Brasil em 2013

Cazuza vive.
Se estivesse vivo, Cazuza completaria 55 anos no dia 4 de abril de 2013. Para celebrar a data, Omar Marzagão e George Israel (um dos caras do Kid Abelha) resolveram fazer uma turnê que contará com a participação do próprio Cazuza. Não em carne e osso, nem mesmo em espírito, mas sim na forma de um holograma.
A técnica será a mesma que Snoop Dogg usou, em abril deste ano, para trazer Tupac Shakur, rapper morto em 1996, de volta aos palcos. A gente explicou como ela funciona aqui. Não chega a ser um holograma, mas é essa a sensação para o público. Na prática, tudo se resume a um antigo truque de mágica inventado por John Henry Pepper no século XIX. Claro, com mais recursos e imagens em alta definição.
O trabalho de recriar Cazuza está nas mãos da produtora francesa 4Dmotion. O processo todo leva seis meses para ser concluído; a primeira fase, que consiste em um estudo de figurino e da performance do Cazuza original nos palcos, levou dois meses e já foi finalizada. No palco, haverá uma tela de cinco metros, por onde o holograma poderá andar e interagir com os outros músicos — além de Israel, estão confirmados também Arnaldo Brandão, Leoni, Guto Goffi e Rogério Meanda. Ele (o holograma) participará de 20 dos 90 minutos de apresentação previstos.
Com um show em São Paulo, dois no Rio, um em Belo Horizonte e outro em Brasília, o orçamento da turnê ficou em R$ 3 milhões, dos quais R$ 2,5 milhões devem ser captados através de leis de incentivo à cultura, como a Rouanet. Será a chance de fãs matarem a saudade do músico e cantar sucessos como Maior Abandonado, Ideologia e Exagerado. Cazuza morreu em 1990 em decorrência do vírus HIV. Lucinha Araújo, mãe dele, está animada com os shows: ”Acho lindo. Como eu e meu marido somos sozinhos, só tivemos o Cazuza, para nós, vai ser como o renascer de um outro filho.” [Folha via Info. Foto: Vania Toledo]

 Veja o holograma do Tupak

O maior arranha-céu do mundo será construído na China em apenas 90 dias

skycity2
O maior arranha-céu do mundo será construído na China em apenas 90 dias. Parece brincadeira, mas não é: o Sky City, que terá 838 metros de altura e 220 andares, vai fazer parte do cenário da cidade de Changsha, próxima ao rio Ziangjiang, a partir de março de 2013.
A promessa é da empresa responsável pela construção do edifício, que tem em seu histórico o hotel de 30 andares que foi levantado em apenas 15 dias. Agora eles dizem que vão construir uma média de cinco andares por dia. Alguns engenheiros envolvidos no projeto também trabalharam no Burj Khalifa, o atual maior prédio do mundo, que fica em Dubai e tem 829 metros de altura.
Para atingir a impressionante média de construção, será usada uma tecnologia modular pré-fabricada desenvolvida pela Broad Sustainable Building, a construtora que já participou de outros projetos na China, incluindo o hotel de 30 andares.
Eles afirmam que aperfeiçoaram a tecnologia desde o desenvolvimento do hotel, e por isso agora conseguirão levantar o arranha-céu mais alto do mundo em apenas três meses. De acordo com a Construction Week Online, a empresa se mostra bastante séria com o projeto. A vice-presidente sênior do Broad Group, Juliet Jiang, disse publicamente que eles “vão manter o planejado com a construção de cinco andares por dia.”
O Sky City usará surpreendentes 220 mil toneladas de aço. A estrutura poderá abrigar mais de 31 mil pessoas de “comunidades de baixa e alta renda”. A empresa diz que a área residencial ocupará 83% da construção, enquanto o resto será de escritórios, escolas, hospitais, lojas e restaurantes. As pessoas vão se mover para cima e para baixo usando 104 elevadores de alta velocidade.
O prédio será bem mais barato para ser construído do que foi o Burj Khalifa.A previsão é que os custos por metro quadrado sejam de US$ 1,5 mil, enquanto a torre de Dubai custou US$ 15 mil por metro quadrado – a economia só é possível por causa da tecnologia pré-fabricada, segundo a construtora.
Eles também dizem que o prédio será resistente a terremotos de magnitude 9 e a incêndios por “até três horas”, assim como também será extremamente eficiente em energia graças a isolamento térmico, janelas de vidro e técnicas diferentes para ar condicionado que já foram usadas em construções anteriores.
Para ser sincero, isso me parece apenas piada. Mesmo que as credenciais anteriores da construtora sejam sérias, uma coisa é levantar um prédio de 30 andares em 15 dias, outra completamente diferente é construir o maior arranha-céus do mundo em apenas 90 dias. Talvez tenha sido o dia da mentira na China ontem.
De qualquer forma, vamos descobrir em março se isso é possível. Se for confirmado, os vídeos de timelapse serão épicos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Usuários repudiam aumento da tarifa de ônibus em Foz do Iguaçu

Usuários do transporte público de Foz do Iguaçu estão insatisfeitos com o anúncio do aumento da tarifa dos ônibus. A tarifa do transporte coletivo de Foz do Iguaçu terá um reajuste de 9,9%, a partir de domingo, dia 18. Atualmente a população paga R$ 2,32 com o cartão único e passará a pagar R$ 2,60. Para quem não aderiu ao cartão, o valor da tarifa subirá de R$ 2,65 para R$ 2,90. O estudante que paga meia passagem no valor de R$ 1,16 passará a pagar R$ 1,30 com o cartão.
O Portal H2FOZ foi às ruas e entrevistou usuários que acharam a elevação do preço absurda. Todos os entrevistados comentaram que a qualidade do transporte coletivo não satisfaz os consumidores para validar esse aumento.


Luana da Costa Miranda, 19, operadora de caixa“Esse aumento é bem ruim porque pagando R$ 2,32 já era bem difícil, imagina agora R$2,60. Esse aumento vai fazer muita falta para mim no fim do mês. Se ocorrer alguma manifestação, eu entrarei para ajudar”.


Elisângela Santos da Fé, 29, diarista
“Isso é um absurdo e a qualidade do ônibus nem é tão boa assim. Fica difícil para uma pessoa, agora, pagar quase três reais em uma passagem. Para mim vai fazer muita falta. Esse é um dinheiro que eu poderia guardar para usar com meus filhos, comprar um leite ou um biscoito. Todo ano aumenta [a tarifa] e só o salário que não aumenta. Se ocorrerem manifestações, eu acharei ótimo e até ajudarei”.
 


Elza Oliveira, dona de casa“Os ônibus demoram muito e sempre estão superlotados. Nós andamos nesse calor feitos sardinhas no ônibus, estamos sempre apertados. Ficamos, às vezes, mais de trinta minutos esperando no ponto. Eles precisam melhorar a qualidade dos ônibus, aumentar o número de ônibus nas ruas, assim não ficará tão lotado. A pessoa quase morre afogada dentro do ônibus. Muitas vezes o ônibus está lotado e não para no ponto, daí fico mais quarenta minutos esperando no ponto. Fim de semana parece que a gente vai morar no terminal, vai morar nos pontos. Os ônibus nunca vê limpeza. O chão, às vezes, eles limpam, mas os bancos estão cheios de craca. Os bancos eram azuis e agora são pretos. Aumenta a passagem, mas a limpeza, a demora do ônibus, a qualidade continua péssima”

Auri da Silva, aposentado
“Acho que eles deveriam respeitar mais o consumidor que é o que sustenta a empresa deles. Conforme o horário, eles jogam somente esse ônibus pequenos e eles sempre estão cheios. Eles não estão olhando o lado do pessoal, eles procuram sempre fazer o melhor para eles. Sábado e domingo é uma tristeza. É difícil você pegar um ônibus vazio. O ônibus demora muito e quando passa pelos pontos, ele já está cheio. Esses dias, estávamos esperando no ponto. O ponto cheio. Passaram cinco ônibus especiais, desse que não pega passageiro no ponto, e nós ficamos lá esperando. Isso é rir da cara do consumidor”. 

 
Pâmela Stleb, 16, estudante“Acho injusto esse aumento. Acho que necessita de uma melhoria na frota e também no atendimento. Para haver um aumento na passagem, a empresa deveria melhorar o serviço prestado”.
 

Pedrinho Aparecido de Souza, 40, agente de endemias“Eu acho um absurdo esse aumento porque o transporte coletivo de Foz do Iguaçu não tem qualidade. Os pontos de ônibus nos bairros são de péssima qualidade. Você vê que não tem condições para o usuário e eles ainda aumentam o preço”.

Diego dos Santos, 15, estudante“Esse aumento é um absurdo. Os ônibus continuam lotados e esse aumento não resolverá em nada esse problema. Como que nós ficaremos? Existem pessoas que esse aumento fará uma diferença muito grande, tem gente que não tem condições de pagar esse valor. No final vai pesar bastante no bolso de muita gente. Metade dos pontos no meu bairro [Três Bandeiras] estão caídos e no horário de pico os ônibus estão sempre lotados”.
Milena Tuponi, 16, estudante
“Eu acho abusivo. A gente não tem conforto nenhum dentro dos ônibus. Sempre estão lotados e atrasados, e vão aumentar o preço por quê? Vai continuar do mesmo jeito que está. Agora vou gastar mais ainda nisso. Se ocorrer alguma mobilização, eu vou ajudar porque é o único jeito de conseguirmos nossos direitos”.

Outro lado - Segundo o superintendente do Foztrans, Edson Stumpf, o reajuste da tarifa, atende às normas de contrato que estabelece o reajuste anual. “A tarifa está sendo reajustada devido ao aumento dos custos dos insumos como combustível, lubrificante e pessoal, além do calculo de quilometragem percorrida e número de passageiros. O combustível e o lubrificante tiveram um aumento acima de 11% no ano”, comentou. O último aumento da tarifa foi em 31 de outubro de 2011.

____________________________________
PORTAL H2FOZ - Paulo Henrique Araujo

Foto: Marcos Labanca

A era da miopia digital


Marcos Labanca/ Gazeta do Povo
Marcos Labanca/ Gazeta do Povo / “Pergunto aos pais se quando seus filhos dizem que querem dirigir, e ainda não têm idade para isso, se a atitude deles é a de entregar as chaves do carro. A resposta, claro, é sempre que não. Com a internet, o comportamento deveria ser exatamente o mesmo”.  
“Pergunto aos pais se quando seus filhos dizem que querem dirigir, e ainda não têm idade para isso, se a atitude deles é a de entregar as chaves do carro. A resposta, claro, é sempre que não. Com a internet, o comportamento deveria ser exatamente o mesmo”


Gracielle Torres, especialista em Segurança da Informação
Em todo o país, estima-se que cerca de 13 milhões de crianças estejam expostas aos perigos da internet. Entre os riscos mais comuns estão o de serem vítimas de pedofilia, pornografia infantil ou ciberbullying – o bullying praticado na internet. O constante acompanhamento dos pais e responsáveis sobre o conteúdo que os filhos acessam ajuda a reduzir possíveis ataques. Mas a conversa franca aliada ao domínio das novas tecnologias, alerta a consultora em Segurança da Informação e criadora do projeto “Proteja seu Filho na Internet”, Gracielle Torres, são fundamentais no combate a esses tipos de crimes cibernéticos.
Quais os principais perigos que as crianças e adolescentes correm na internet?
Pedofilia, pornografia infantil e ciberbullying. Com a explosão das redes sociais, uma das portas de entrada para os ataques são os perfis abertos, por meio dos quais qualquer pessoa pode ter acesso a todo tipo de informação sobre o que esses usuários fazem, principalmente os pedófilos. Essas crianças e adolescentes acessam essas páginas e montam os seus perfis de maneira autodidata, sem tomar cuidados importantes.
Por que as empresas que controlam as redes sociais não disponibilizam mecanismos de privacidade mais fáceis?
Os mecanismos de segurança e privacidade estão lá e são até bastante eficientes. Mas a ideia é ter cada vez mais usuários conectados com outros usuários, em uma rede quase sem limites. Se um usuário tiver que perder muito tempo criando essas barreiras, desiste de criar o perfil. Ao restringir o acesso às informações e limitar o número de amigos, a rede não se expande. E isso é o que as empresas não querem.
O papel dos pais de controlar e saber o que os filhos acessam se torna fundamental para protegê-los...
Exatamente. Nas palestras e orientações que faço sempre pergunto aos pais se quando seus filhos dizem que querem dirigir e ainda não têm idade para isso a atitude deles é simplesmente a de entregar as chaves do carro. A resposta, claro, é sempre que não. Com a internet, o comportamento deveria ser exatamente o mesmo.
Os pais estão preparados para monitorar e proteger os filhos?
Não. Os pais sofrem de uma grave miopia em relação à internet. O resultado de uma pesquisa recente feita com 1.580 pais e crianças mostra que 53% dos responsáveis nem sequer usam a internet. Muitos dizem que sabem o que os filhos fazem na internet, mas não é verdade. Alguns chegam a dizer que não veem qualquer possibilidade de os filhos sofrerem algum tipo de ataque na internet. Temos de vencer essa inércia para ter condições reais de proteger as crianças.
Além do esforço dos pais, há outras formas de se blindar contra esses riscos?
O debate tem de passar pela escola e pelo incentivo do governo. É preciso levar pessoas especializadas às escolas para instruir alunos e professores. Para muitas crianças, os pais controlam porque querem proibir.
As crianças e adolescentes podem ser tanto vítimas como autores destas perseguições e agressões. Como lidar com isso?
O importante é informar para elas que não existe diferença entre o mundo real e o mundo virtual. As regras de conduta devem ser as mesmas. É errada a ideia de que no virtual pode tudo. Você mandaria seu filho ou sua filha de sunga ou de biquíni comprar pão na padaria? Certamente não. Mesmo que mandasse, eles estariam menos expostos do que quando um pai coloca uma foto deles na internet, em trajes de banho. A dimensão que isso toma na rede é muito maior. Quanto a crimes que podem ser cometidos pelos filhos, também é preciso ficar atento. O ciberbullying - a agressão repetitiva, com o envolvimento de várias pessoas - é o mais comum. O que de início parece uma brincadeira, muitas vezes é mais sério do que parece.
Quando a criança é vítima de um desses crimes, como os pais devem agir e quem procurar?
O fundamental é se mostrar presente e oferecer todo tipo de apoio, independente do nível de estrago provocado. Quanto mais sério, mais necessária será a presença dos pais. As consequências psicológicas e os traumas são muito grandes. Outra atitude importante é se municiar o máximo possível de provas que ajudem a levar ao criminoso. Imprimir tudo, conversas, fotos. Depois, procurar o Ministério Público para fazer a denúncia, e o acompanhamento de um advogado e de um psicólogo. É errado pensar que estes criminosos ficarão impunes. Hoje a própria tecnologia permite que qualquer pessoa seja identificada na internet pelo número do IP (Protocolo de Identidade) dos computadores. Há um medo muito grande de exposição por parte das vítimas e dos pais. Mas é preciso denunciar. Só assim os culpados serão punidos.

 Publicado em 16/11/2012 | Fabiula Wurmeister, da sucursal de Foz do Iguaçu
 Fotos Marcos Labanca/Gazeta do Povo.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Olha o Vídeo que a Red Bull fez


Quem tem filhos, vale a pena ler!!



Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.

O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca.

Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos...

Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos. E o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos (às vezes sem escolha...) que nossos filhos nos faltem com o respeito.

Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam a suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.

Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim.

Quer dizer; os papéis se inverteram, e agora são os pais quem tem que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e "dar tudo" a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem.

Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.

Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca.

Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando-os, e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino.

Os limites abrigam o indivíduo. Com amor ilimitado e profundo respeito.

(Monica Monasterio)

Virada Cultural Paraná



Show com a Orquestra de Cordas de Curitiba e Zeca Baleiro

domingo, 11 de novembro de 2012

“País perderá ainda mais talentos se não valorizar as mulheres”

Eliane Domingos de Sousa, desenvolvedora e uma das fundadoras do grupo Nerds de Batom



A tecnologia da informação (TI) é uma das áreas ainda dominada pelos homens no Brasil. Em outros países, como a Alemanha, o Japão e os Estados Unidos, a realidade é bem diferente – cada vez mais mulheres têm se interessado pelas crescentes e vantajosas oportunidades de emprego nesta área. Mas, no Brasil, apesar dos avanços, menos de 20% dos profissionais de TI são mulheres. “Somos tão capazes quanto os homens, mas poucas pessoas admitem e se beneficiam disso”, aponta a desenvolvedora Eliane Domingos de Sousa, uma das fundadoras das Nerds de Batom. Criado em abril durante um fórum em Duque de Caxias (RJ), o grupo serve de apoio às discussões sobre as dificuldades e barreiras que encontram na área e como estimular a participação feminina na TI. Eliane conversou com a Gazeta do Povo durante a 9.ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware), em Foz do Iguaçu.
Hoje os cursos tecnológicos são os mais procurados por quem está ingressando no ensino superior. A preferência das mulheres por carreiras clássicas, como Direito, Medicina e Pedagogia, é uma questão cultural ou de falta de incentivo?
As duas coisas. A tecnologia está presente em todas as áreas, desde a Medicina até a Pedagogia. Mas ainda há um pensamento machista muito forte quando se trata da mulher na tecnologia. De cada dez mulheres que começam um curso nesta área, apenas duas se formam. É muito comum os homens qualificarem as mulheres como incapazes de, por exemplo, programar ou desenvolver um sistema.
Falta também iniciativa das próprias mulheres?
Sim, principalmente se pararmos para analisar como era no passado. Antes era raro uma mulher ter um diploma de curso superior, hoje elas já são maioria nas universidades. Em quase tudo, somos tão capazes quanto os homens, basta querermos.
Você sentiu preconceito enquanto estava estudando e depois como profissional?
Sim. Depois de formada, fui fazer um curso de aperfeiçoamento e na sala eu era a única mulher. Confesso que não via muita boa vontade dos colegas em me ajudar. O que era bem diferente entre eles. A postura do próprio instrutor era a mesma. Falando sobre isso e vendo que o problema era comum com outras colegas e percebendo a pouca participação nos encontros da área, decidimos criar, em abril, as Nerds de Batom.
O preconceito aparece nos anúncios de emprego?
É muito comum ver “Procura-se desenvolvedor, do sexo masculino, com experiência...” Essas coisas também acabam desestimulando e restringindo o mercado de trabalho. Isso sem falar na diferença salarial.
Em países em que este setor é valorizado as profissionais de TI também sofrem este preconceito?
Não. Nos Estados Unidos e na Europa, para citarmos alguns, isso é muito diferente: as mulheres têm as portas abertas para a tecnologia. O Brasil não acordou para isso, corre um sério risco de novamente ficar à margem desse desenvolvimento, e poderá perder ainda mais talentos se não valorizar as mulheres. Pior, ter de pagar muito caro pela tecnologia que poderia ele mesmo produzir.
Como romper essas barreiras e em que áreas as mulheres podem se destacar?
O primeiro passo é não se deixar abater por comentários preconceituosos. Na área de tecnologia da informação, são vários os ramos: você não precisa ser apenas um desenvolvedor ou um programador, há muita oferta nas áreas de web designer, redes sociais, consultoria, criação de sites. Nós, mulheres somos muito detalhistas, e isso é um ponto positivo quando se fala em informática e na aparência das coisas. Em segundo lugar, os governos também precisam atentar para isso e estudar formas de atrair as mulheres para o universo da tecnologia.

Fabiula Wurmeister, da sucursal/ Foto Marcos Labanca/Gazeta doPovo

O novo nome da OAB-PR

Juliano Breda, doutor em Direito, candidato a presidente da OAB-PR




Candidato único à presidência da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Juliano Breda, 37 anos, defende a dignidade e a valorização dos advogados. Breda é autor do livro “Gestão fraudulenta de instituição financeira e dispositivos processuais da Lei 7.942/86” e considera que a nova lei de lavagem de dinheiro revolucionou o Direito Penal Brasileiro. O mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) é atualmente secretário-geral da OAB-PR. Na entrevista à Gazeta do Povo, Juliano Breda também falou sobre os projetos do Código Penal e do Código de Processo Penal.
Na condição de candidato a presidente da OAB-PR, quais são suas principais propostas?
Começaremos a campanha em todo o estado para caminhar três anos construindo mais um capítulo da OAB-PR. Nossa principal intenção é oferecer condições de atuação digna para todos os advogados do Paraná. Nós já assinamos um convênio e vamos implementá-lo na próxima gestão, que é, por exemplo, a transmissão dos cursos da Escola Superior de Advocacia a todo estado do Paraná. Essa é uma grande conquista porque oferecerá a todos os advogados, em qualquer cidade do estado, a qualquer horário, acesso a cursos de qualidade, inclusive mais baratos do que os oferecidos no mercado. Pretendo também trabalhar pela valorização do advogado, seja do advogado independente, do empregado ou do associado. O advogado precisa lutar pela valorização da sua remuneração, pela dignidade, pela fixação de seus honorários que muitas vezes são aviltados pelas autoridades judiciais na hora da fixação dos honorários da sentença. É preciso ampliar as grandes conquistas, a defesa das prerrogativas profissionais e continuar a liderar as entidades da sociedade civil que lutam pela moralidade administrativa, contra a corrupção. Basicamente, são ações que já constituem missões institucionais da OAB.
Qual é a avaliação do senhor sobre a nova lei de lavagem de dinheiro?
A nova lei de lavagem de dinheiro foi uma grande surpresa para a comunidade jurídica porque criou verdadeiramente uma revolução no direito penal brasileiro. A lei acaba com crimes antecedentes, permite a criminalização da lavagem de capitais em qualquer tipo de infração penal, inclusive nas contravenções, e isso foi, sem dúvida nenhuma, uma ampliação da atividade de criminalização do Estado muito forte. A comunidade jurídica, especialmente os penalistas, estão apreensivos com a ampliação da nova lei. É uma ampliação que não existe similar em qualquer outro país do mundo que tenha um direito semelhante ao nosso

Quais são os pontos fracos da nova lei?
O grande problema é a desproporcionalidade. A pena do crime de lavagem para contravenção penal é a mesma, rigorosamente, que a do financiamento do tráfico de entorpecentes, do tráfico de armas e de um grave crime contra o sistema financeiro. E isso quebra evidentemente uma necessária razoabilidade entre a conduta, entre a gravidade do ato praticado em face do ordenamento jurídico e a punição que o Estado impõe. Eu cheguei a compor uma comissão de reforma do Código Penal na Câmara e propus que, quando se tratasse de crimes menos graves, a pena do crime de lavagem deveria ser metade da prevista atualmente, como já acontece na Itália, na Argentina, e há uma regra semelhante que já existe em Portugal. A grande crítica técnica que se faz à lei de lavagem é que ela pune o ato de fruição, de ocultação dos recursos provenientes do delito, de forma mais grave que o próprio delito antecedente. E na verdade, a lavagem, para o ordenamento jurídico e para os interesses protegidos, jamais poderia ser considerada mais grave que o próprio crime cometido que deu origem ao produto a ser reciclado. Essa é a principal crítica sobre o aspecto técnico que é feito em relação à nova lei.
Qual a significância do julgamento do mensalão para a lei de lavagem de dinheiro?
O julgamento do mensalão compõe um cenário arriscado para o direito penal porque o Supremo Tribunal Federal (STF) deu uma interpretação bastante ampla para o crime de lavagem de dinheiro, muito mais elástica que toda a doutrina e mesmo que os tribunais inferiores, estaduais, regionais e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os próprios juízes de primeira instância entendiam que era necessária uma sucessão de atos para a caracterização da lavagem, e o STF decidiu, especialmente no caso dos deputados, que bastava a ocultação da origem daqueles recursos ilícitos para caracterizar algo que, também combinando com essa nova lei que é muito rígida e muito dura, acaba criando realmente um cenário extremamente rígido deste novo direito penal. Podemos dizer que a partir da nova lei de lavagem estamos diante de um novo direito penal.
Então, o julgamento do mensalão serve de precedente para reforçar a nova lei de lavagem de dinheiro?
Com certeza tornará a repressão e a punição desses crimes ainda mais dura no Brasil.
Qual a sua opinião sobre o projeto do Novo Código Penal?
Hoje temos dois projetos, o do Senado que é um projeto novo de Código Penal, parte geral e parte especial, e há na Câmara dos Deputados uma comissão da qual fiz parte, que estudou a possibilidade de fazer uma uniformização de crimes e penas, especialmente nas sanções, na tentativa de dar proporcionalidade a elas. O projeto do Código Penal do Senado contém equívocos de ordem técnica, de política criminal, que, na minha opinião e na de toda doutrina que tem se pronunciado, são insuperáveis. Há equívocos na definição de autoria, participação, problema da incorporação, da teoria do domínio do fato, agora discutida no julgamento do mensalão, que é uma teoria polêmica. Abandono de animais sendo punido de forma mais grave que abandono de recém-nascido, e uma série de outras situações absurdas. A gestão fraudulenta de instituição financeira é punida de forma mais leve que o furto qualificado. Ou seja, ausência absoluta de proporcionalidade entre as sanções, que é o fundamento principal de coerência e de unidade do sistema penal. Inclusive a OAB se posicionou contra a aprovação do Código Penal elaborado pela comissão do Senado.
Quais são suas considerações sobre o projeto de um novo Código de Processo Penal?
Sou favorável ao projeto em andamento hoje no Congresso. Foi um projeto elaborado de forma extremamente democrática com grandes juristas do país. É um Código de Processo Penal que realmente se insere no programa da Constituição Federal de 1988, dentro dos marcos de respeito aos direitos fundamentais do cidadão investigado. A única parte que talvez seja digna de uma avaliação maior é a restrição que se faz ainda aos habeas corpus, aliás, as possibilidades de impetração de habeas corpus no projeto do novo Código do Processo Penal. No restante é um código que, sem dúvida, melhoraria a nossa legislação. Não acho que tenha impacto muito grande sobre o sistema penal, acho que hoje nosso principal problema é o déficit de investimento em investigação, em inteligência policial, em prevenção e não em repressão, em problemas legislativos de ordem penal e processual penal. Mas é evidente que qualquer tentativa de aprimoramento do sistema jurídico, da legislação, é avaliada como positiva.

 A jornalista Denise Paro,da sucursal de Foz do Iguaçu/Foto Marcos Labanca/Gazeta do Povo

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Exato momento em que caia um raio na Via Dutra


Batalhão altera logística do crime


Marcos Labanca/Gazeta do Povo / Polícia de Fronteira atuam em 200 km, entre Foz e Guaíra
Polícia de Fronteira atuam em 200 km, entre Foz e Guaíra - Foto Marcos Labanca / Gazeta do Povo



O primeiro Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) do país completou três meses de atuação ontem e está conseguindo mudar a logística e a rotina de contrabandistas e narcotraficantes que atuam na faixa de cerca de 200 quilômetros de extensão de Foz do Iguaçu até Guaíra, no Oeste do estado. Barreiras diárias nas estradas vicinais e nas rodovias da região têm forçado as quadrilhas a rever a estratégia de escoamento das mercadorias, armas, munições e drogas que entram ilegalmente no país pelo Paraguai. Rotas antigas estão sendo transferidas para a divisa do Paraná com outros estados.
O monitoramento de algumas das áreas que abrigam grande parte de portos clandestinos às margens do Lago de Itaipu indica que o movimento tem diminuído. “Antes, notávamos muitas marcas de pneus, várias delas recentes. Hoje, as marcas não são muito comuns e a vegetação chegou a cobrir parte das picadas feitas no mato”, compara o comandante da 1.ª Companhia do Batalhão de Fronteira de Marechal Cândido Rondon, tenente Jimmy Cajuhy Carlesso.
Balanço
Com 90 policiais, ações detiveram 60 pessoas
Inaugurado no dia 25 de julho, o Batalhão de Fronteira da PM-PR em Marechal Cândido Rondon conta com uma estrutura ainda acanhada para combater o tráfico de drogas vindas do Paraguai. Porém, com 12 caminhonetes, seis motocicletas, 90 policiais militares e três meses de atuação, foram abordadas mais de 14 mil pessoas e quase 4,5 mil veículos, cumpridos 15 mandados de prisão, detidas 60 pessoas – 33 delas presas em flagrante –, recuperados oito veículos e apreendidos outros 55. As abordagens em bloqueios montados nas estradas da região que ligam os 139 municípios da faixa de fronteira também ajudaram os militares a tirar de circulação munições, armas e simulacros de espingardas, drogas, cigarros e mercadorias contrabandeadas.
De acordo com o comandante, estes são sinais que comprovam a mudança de estratégia das quadrilhas. “Se não estão utilizando ou reduziram a frequência naqueles pontos, certamente passaram a utilizar outros. Quando se reforça a fiscalização em uma região, a tendência é que migrem para onde o controle é menor”, observa. A apreensão de comboios no Sudoeste e no Noroeste do estado e o cruzamento de informações levaram a Secretaria de Estado de Segurança Pública a estudar a implantação de outras duas bases do BPFron, uma na região de Altônia e outra próxima a Foz do Iguaçu, além das de Guaíra e de Santo Antônio do Sudoeste.
Presença policial aumenta a sensação de segurança
Atuando não só nas rodovias, mas nas estradas vicinais, bairros e até no centro das cidades que formam o cinturão em torno do lado brasileiro do Lago de Itaipu, a presença de policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira em Marechal Cândido Rondon tem aumentado a sensação de segurança na região.
Moradores, antes assustados com a disputa entre contrabandistas e traficantes de drogas e com a chegada de quadrilhas à região, dizem que o temor tem diminuído. “Nos últimos anos, muita gente não queria nem mais sair de casa à noite. Mas, com a polícia aí, isso aos poucos está mudando”, comentou o comerciante Jorge Keller.
A presença policial constante, aponta o vice-presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana, aumenta a confiança na corporação e é mais um reforço aos outros órgãos de segurança, como a Polícia Federal, responsável pela proteção das fronteiras. “Sozinha uma polícia não faz muito, mas em conjunto e integrada, sim”, diz. “As pessoas também estão mais seguras para denunciar sem medo de serem perseguidas depois.”

 Publicado em 27/10/2012  no Jornal Gazeta do Povo| Fabiula Wurmeister, da sucursal