quinta-feira, 28 de junho de 2012

Paraguaios pró-Lugo fazem manifestação em Ciudad del Este

Marcos Labanca/Gazeta do Povo
Marcos Labanca/Gazeta do Povo / Os manifestantes estenderam faixas e protestaram em Ciudad del Este contra o que chamam de “violação da democracia e da soberania popular” no processo de impeachment do ex-presidente Fernando Lugo  
Os manifestantes estenderam faixas e protestaram em Ciudad del Este contra o que chamam de “violação da democracia e da soberania popular” no processo de impeachment do ex-presidente Fernando Lugo

Intenção era fechar a Ponte da Amizade, na fronteira entre o país vizinho e o Brasil, mas o ato foi impedido pela polícia paraguaia
Cerca de 100 manifestantes de diversos movimentos sociais paraguaios realizaram uma manifestação no início da tarde desta quarta-feira (27) em Ciudad del Este, no Paraguai, na fronteira com Foz do Iguaçu. Sem-teto, estudantes, líderes políticos e sem-terra protestaram contra o que chamam de “violação da democracia e da soberania popular” no processo de impeachment do ex-presidente Fernando Lugo.
Por volta das 13 horas, os manifestantes deixaram a praça em frente à prefeitura de Ciudad del Este, onde parte do grupo está reunida desde quinta-feira (21), e seguiram até a aduana da Ponte Internacional da Amizade. A intenção, segundo os organizadores, era bloquear a entrada e saída de pessoas e veículos, o que acabou sendo impedido pela Polícia Nacional. Na confusão, o trânsito chegou a ser interrompido por 15 minutos.
Marcos Labanca/Gazeta do Povo
Marcos Labanca/Gazeta do Povo / Os manifestantes se reuniram em frente à prefeitura de Ciudad del Este para protestar contra o impeachment de Fernando Lugo 
Os manifestantes se reuniram em frente à prefeitura de Ciudad del Este para protestar contra o impeachment de Fernando Lugo
De acordo com os manifestantes a condução do julgamento político de Lugo teve como principal marca a inconstitucionalidade. “As acusações contra o presidente foram graves e ele teve menos de 20 horas para organizar e apresentar a defesa. Além disso, as bases políticas não foram consultadas e, o que é mais importante, a vontade popular foi solenemente desconsiderada”, observou o universitário Mario Cantero.
Os integrantes da Frente de Luta pela Democracia disseram acreditar ser quase impossível a reversão da sentença proferida pelo Senado e o consequente retorno de Lugo à presidência neste momento. “Queremos mostrar que reprovamos o desrespeito à democracia paraguaia e fazer as pessoas se lembrarem do que aconteceu e que o poder para decidir os rumos do país é do povo.”
Um novo protesto está programado para esta sexta-feira (29), às 9 horas.

Fabiula Wurmeister, da sucursal/Fotos Marcos Labanca/Gazeta do Povo

terça-feira, 26 de junho de 2012

Instagram é atualizado com mais velocidade, busca fácil e – claro – integração com Facebook

As novidades do Instagram 2.5 para iOS e Android

A versão 2.5 do Instagram chegou para iOS e Android. Ela não transforma completamente o app, mas traz alguns avanços incrementais para melhorar a experiência e geral. Veja quais:
  • Perfil: o layout ficou mais limpo e organizado de maneira mais intuitiva.
  • Busca por usuários e tags na aba Explorar: isto facilita muito na hora de procurar por fotos e seguir seus amigos.
  • Melhorias nos comentários: obrigada!
  • Autocompletar na busca de usuários que você segue: tipo o Twitter, mais ou menos.
  • Melhorias visuais: sim.
  • Otimizações de velocidade: sempre bom.
  • Compartilhar “curti” no Facebook: se você curtir uma foto no Instagram, isto aparece no Facebook. A função é opcional: ative isto em Perfil > Configurações de Compartilhamento > Facebook.
O Facebook comprou o Instagram em abril por US$1 bilhão, mas o próprio Mark Zuckerberg prometeu não facebooktizar a rede social de fotos com filtros. Por enquanto, Zuck cumpriu o que prometeu.

Voluntariado leva a arte da fotografia a jovens de Foz do Iguaçu

No sábado (23), no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), Nilton Quoirin (SMIE.DT), Paulo Neis (OP.DT) e Jackson Querubin (SIPS.GG) dedicaram parte de seu tempo de folga para ministrar, voluntariamente, um treinamento sobre a arte de fotografar a participantes do Projeto Pintando Um Sonho, Uma Oficina de Arte – contemplado pelo Banco de Projetos do Programa Força Voluntária, em 2011. A instrução aconteceu em duas etapas: a primeira havia acontecido no dia 2 de junho, na sede da Associação de Moradores da Vila A (Amva).
  
A capacitação foi promovida pela equipe autora do Projeto Pintando Um Sonho, que entrou em contato com o Foto Clube Cataratas do Iguaçu e fez o pedido. Quoirin,
Neis e Querubin, crachás vermelhos integrantes do clube, prontamente o atenderam. Assim, jovens de 11 a 16 anos aprenderam a arte de fotografar com o trio amante da fotografia.
   


Instrutores e alunos juntos no RBV: no final, todos saíram ganhando.
  
“Nós, do grupo de voluntários, agradecemos aos colegas do Foto Clube, como também a toda a equipe do Refúgio”, disse Cristiane Penha da Silva Fraga Pimenta (OP.DT), uma das integrantes do grupo responsável pelo Projeto Pintando Um Sonho. Além dela, também fazem parte do time Ana Paula do Nascimento (OPSH.DT); Renata de Biasi Ribeiro Tufaile, (OPSP.DT); Tales Bechuate Tufaile, (OPSO.DT); Luiz Carlos de Oliveira, (OPSP.DT); Rodrigo Gonçalves Pimenta, (OPSO.DT); e Lourival Roman, aposentado da Itaipu, hoje presidente da Amva.

De quantas câmeras um astronauta realmente precisa?


Astronauta Don Pettit é fotógrafo na Estação Espacial Internacional
O trabalho do astronauta Don Pettit transcende culturas e fronteiras ao redor do globo, literalmente: Pettit é o fotógrafo por trás de incríveis timelapses vindos da Estação Espacial Internacional. Agora você o vê com suas câmeras – todas as dez.
Você deve estar se perguntando por que ele precisa de tanto equipamento. Na verdade, isto tem pouco a ver com necessidade, e tudo a ver com peso.
Quando uma câmera nova é enviada para a ISS, ou ela fica lá, ou ela precisa ser descartada antes do astronauta voltar à Terra. Isto se deve a limitações rígidas de peso: nenhum astronauta pode levar carga extra de volta ao planeta. Isso inclui DSLRs gigantes e suas lentes ainda maiores.
Então para onde vão as câmeras? Bem, o astronauta volta à Terra em uma nave que se divide em duas partes: o módulo de descida, que leva o astronauta; e o módulo orbital, que se desprende e pega fogo ao chegar à atmosfera. O módulo orbital leva as câmeras. Ou seja, DSLRs de milhares de dólares são destruídas pelo fogo.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Derrubei café no meu HD. E agora?

Café, uma chuva daquelas que estraga tudo que está à sua volta ou mesmo aquele momento de bobeira, em que a gente tira um produto novo da caixa e ele escorrega das nossas mãos e vai parar no chão. Acidentes acontecem e podem danificar o seu HD externo, um equipamento extremamente sensível.
E se aconteceu? A primeira coisa que você precisa saber é que a Seagate treina seus técnicos internos e os técnicos dos parceiros OEM e revendedores para como lidar com o seu dispositivo nessas ocasiões.
Você deve verificar se o seu disco está apresentando algum problema. Acesse o site www.seagatebrasil.com.br, clique em Garantia e Suporte Brasil, e teste o HD (SeaTools). Caso seja constatado algum problema no disco, a unidade será trocada por uma nova. Caso contrário, e o disco esteja funcionando normalmente, o mesmo será devolvido para o cliente.
A segunda coisa é que a empresa desenvolveu o sistema de defesa 3D que reduz a taxa de falhas e devoluções através de eficientes medidas de segurança, como a capa protetora Seashell, que é transparente e permite a visualização de informações como código de barras e número de série sem que o produto precise ser desembalado; a proteção antiestática e o software de gerenciamento de discos.
Por ser um equipamento tão sensível, obviamente a gente precisa fazer um esforço para evitar que ele caia, entre em contato com líquidos, sofra descargas elétricas ou passe por mudanças bruscas de temperatura – quando, por exemplo, você está com o seu HD na rua em um dia de muito calor e entra com ele na sala mais gelada do universo. Ou quando tenta secá-lo com um secador de cabelos após molhar o equipamento.
E se for do tipo que sabe mexer em componentes, você deve evitar o uso incorreto de ferramentas e tomar aquele cuidado básico de estar em um ambiente livre de energia estática e limpo (poeira e outros microrganismos podem entrar em contato com os discos).
Quais são as principais causas de problemas em um HD externo?
  • Manuseio incorreto: O dano físico causa um defeito insolúvel. A cabeça de leitura e gravação, que é rígida, quando se choca contra a frágil superfície magnética, cria uma cavidade e espalha material magnético, o que resulta na perda de dados.
  • Descargas eletrostáticas: Quando se toca na placa de circuito impresso, o equipamento pode parar de funcionar a qualquer momento. Uma descarga minúscula de estática pode danificar o disco.
“O clique da morte”
Se ao ligar o computador ou o HD externo você escutar estalos, a primeira coisa a fazer é desligar o equipamento e não ligá-lo mais, para que a cabeça de leitura eletromagnética não fique tentando se movimentar sobre o disco, o que pode dificultar a recuperação dos dados.
E se caiu café, água ou refrigerante, já sabe: nada de tentar secar o HD. Embale-o mesmo úmido e leve para uma assistência. Os técnicos saberão como proceder corretamente com a secagem para evitar que qualquer tipo de resíduo se prenda ao disco.
Quer resolver a questão em casa? Então, você precisa seguir essas regras:
  • Nunca empilhar os HDs. Colocá-los horizontalmente sobre uma superfície de trabalho acolchoada e longe das bordas.
  • No chão, o ideal é usar tapetes eletrostáticos e aterrar tudo que esteja perto dos discos. Se o pavimento for isolante, é preciso forrá-lo com tapete condutor.
  • As tiras de aterramento devem ser usadas no pulso e nos dois calcanhares da pessoa que irá manipular o HD.
  • No caso de mudança de temperatura de até 10 graus, deve-se aguardar 24 horas antes de ligar o produto.
  • Nunca encostar na placa de circuito.
  • A unidade pode ficar inutilizada se a rosca dos parafusos de montagem for danificada ou se um conector se quebrar devido ao uso de ferramentas inadequadas na instalação.
Mais uma coisa: tudo o que você precisa saber sobre a recuperação do seu HD, com essas e muitas outras dicas e informação, estão na área de suporte do site da Seagate. Lá, você encontra fóruns de discussão e até quais os procedimentos para embalar e enviar o dispositivo para a assistência.